Ferramenta deve beneficiar 83 mil estudantes do Ensino Médio e mais de mil professores de Língua Estrangeira
Ferramenta deve beneficiar 83 mil estudantes do Ensino Médio e mais de mil professores de Língua Estrangeira
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), implantou neste segundo semestre letivo a plataforma MS Speaks, voltada ao ensino e aprimoramento da Língua Inglesa na Rede Estadual de Ensino. A iniciativa combina tecnologia, inovação pedagógica e recursos de Inteligência Artificial para ampliar a proficiência dos estudantes e fortalecer a formação dos docentes.
Ao todo, cerca de 83 mil alunos do Ensino Médio e mais de mil professores de Língua Estrangeira foram contemplados com o acesso gratuito ao ambiente virtual. No início do semestre, cada participante recebeu em seu e-mail institucional um link de ativação para criar o perfil individual e começar os estudos, disponíveis em qualquer dispositivo conectado à internet.
A plataforma oferece conteúdos alinhados ao Quadro Europeu Comum de Referência (CEFR), abrangendo do nível iniciante ao proficiente, além de cursos temáticos como Inglês para Negócios, Inglês Técnico e Inglês para Viajar. Para os professores, há diferenciais exclusivos, como aulas ao vivo com docentes nativos disponíveis 24 horas, práticas de conversação com apoio de Inteligência Artificial e cursos de autoestudo em outros idiomas, incluindo alemão, francês, espanhol, sueco e português.
A SED também promoveu encontros formativos e elaborou um Guia Orientativo para gestores e Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras (PCPIs), a fim de garantir que todos os profissionais estejam preparados para explorar os recursos da nova ferramenta.
Fruto de parceria com a EF Education, referência internacional em soluções educacionais, o MS Speaks já funciona em estados como Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. No Mato Grosso do Sul, a iniciativa foi destacada pelo secretário de Educação, Hélio Daher, como um marco para a rede. Segundo ele, trata-se de um investimento inédito que reforça o compromisso do Estado com a qualidade do ensino e amplia as perspectivas dos jovens para o futuro.
O governador Eduardo Riedel também ressaltou o impacto da medida ao enfatizar que o domínio do inglês é cada vez mais exigido pelo mercado de trabalho. Para ele, a nova plataforma representa mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional para os estudantes, preparando-os para um Estado em expansão.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário