Grupo usava caminhões e técnicas sofisticadas de ocultação para distribuir cocaína, pasta-base e outras drogas em três estados
Grupo usava caminhões e técnicas sofisticadas de ocultação para distribuir cocaína, pasta-base e outras drogas em três estados
O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), deflagrou nesta quarta-feira, 9 de julho, a Operação Blindspot, voltada ao combate de uma organização criminosa interestadual especializada no tráfico de drogas. A ação ocorre simultaneamente em municípios de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, incluindo Corumbá e Ladário.
No total, foram expedidos 37 mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão em 12 cidades, entre elas Campo Grande, Dourados, São Paulo, Uberaba e outras. A operação contou com o apoio do Bope e do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
As investigações, iniciadas em setembro de 2024, apontam que o grupo possuía estrutura altamente organizada, atuando principalmente no tráfico de cocaína e pasta-base. Um dos destaques da investigação é o envolvimento de um policial penal, cooptado para colaborar com a organização.
Durante a apuração, uma apreensão realizada no ano passado revelou parte da logística do grupo: 424,3 kg de drogas estavam escondidos em cilindros de oxigênio adulterados, contendo 146,8 kg de cocaína, 267,9 kg de pasta-base, 7,5 kg de haxixe marroquino e 2,2 kg de skunk.
A quadrilha usava caminhões de transporte de cargas para camuflar os entorpecentes, escondendo-os em estepes, mochilas, caixas e entre mercadorias legalizadas. Motoristas eram aliciados mediante pagamento em dinheiro para realizar o transporte clandestino.
O nome da operação, Blindspot (ponto cego, em inglês), faz referência às falhas de fiscalização exploradas pela quadrilha, que utilizava métodos sofisticados de ocultação para burlar as barreiras legais e logísticas do país.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário