PREFEITURA DE MIRANDA ATRAVÉS DA SEMAI BENEFICIA MAIS DE 300 FAMÍLIAS INDÍGENAS COM PREPARAÇÃO DE SOLO
PREFEITURA DE MIRANDA ATRAVÉS DA SEMAI BENEFICIA MAIS DE 300 FAMÍLIAS INDÍGENAS COM PREPARAÇÃO DE SOLO
A Prefeitura de Miranda, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas (SEMAI), garantiu mais produção, geração de renda e segurança alimentar para mais de 300 famílias indígenas terenas e kinikinaus, com a realização de serviços de gradagem de terra nas aldeias do município. A ação foi desenvolvida ao longo de 2025, sob a coordenação do secretário Carlinho Pinheiro, em parceria com a bancada do PT na Câmara Municipal, formada pelos vereadores Edivaldo Rico, Evair Borges e Ed Antônio.
Ao todo, foram preparados mais de 350 hectares de terra para o plantio nas áreas indígenas de Miranda. Com o solo devidamente preparado, as famílias passaram a cultivar melancia, maxixe, mandioca, abobrinha, feijão-de-corda, quiabo, abóbora e batata-doce.
Parte significativa dessa produção foi comercializada na cidade de Miranda, contribuindo para o fortalecimento da economia local, enquanto outra parte integrou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Indígena), ampliando a segurança alimentar das comunidades atendidas. O prefeito Fábio Florença (PSDB) destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das comunidades indígenas do município.
Segundo o prefeito, o trabalho de preparação do solo promove produção, renda e dignidade para as famílias beneficiadas.
Ele também ressaltou que, para 2026, a gestão municipal pretende ampliar os atendimentos, alcançando mais áreas e beneficiando um número ainda maior de famílias indígenas. As ações contemplaram as aldeias Lalima, Cachoeirinha, Argola, Morrinho, Babaçu, Mãe Terra, Vila São Miguel e Kaíkoê, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas aos povos originários e garantindo melhores condições para o plantio e o fortalecimento da agricultura indígena. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Miranda com o desenvolvimento sustentável, a valorização da agricultura indígena e o apoio contínuo às comunidades indígenas do município.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário